Fazer o acompanhamento de processos de maneira correta é um passo relativamente simples, mas essencial para aumentar as chances de sucesso de uma causa. Esse acompanhamento permite que os advogados de seu escritório estejam atualizados de todos os prazos e não percam momentos importantes para seus clientes.
Apesar disso, fazer um acompanhamento eficiente fica mais difícil à medida que o escritório cresce, levantando uma dúvida comum entre profissionais do Direito: qual a melhor forma de fazer um acompanhamento de publicações jurídicas? Responderemos a essa e outras dúvidas neste artigo. Confira!
Como acompanhar publicações jurídicas?
Perder o prazo de publicações está entre os maiores medos de advogados de todo o mundo. Por isso, preparamos um passo a passo compreensível para te ajudar a ter mais controle sobre esse procedimento. Veja nos tópicos abaixo:
Esteja sempre por dentro dos sites dos Tribunais
Essas são as plataformas mais confiáveis para verificação de mudança de prazo, dentre outras notícias importantes no mundo jurídico. Estabeleça uma rotina de verificações periódicas para que nenhum prazo seja perdido.
Simule prazos em ferramentas confiáveis
Utilizar ferramentas confiáveis para simular prazos é uma ótima maneira de otimizar o tempo de verificação de prazos processuais.
Utilize ferramentas para acompanhar prazos
Se você ainda tem dificuldades no acompanhamento de prazos, talvez seja interessante considerar o uso de ferramentas automatizadas (como um software jurídico, por exemplo) nesse processo. Elas enviam notificações diretamente para o advogado, tornando mais difícil que prazos sejam perdidos.
Crie uma agenda compartilhada
Ter uma agenda que centraliza todos os prazos processuais é um cuidado muito importante para garantir que todos os profissionais estejam na mesma página. Seja em uma tabela ou em uma ferramenta específica para esse fim, esse recurso pode ajudar todos a manterem-se a par dos prazos com mais facilidade.
Automático ou manual: qual a melhor maneira de fazer o acompanhamento de publicações jurídicas?
A resposta para uma pergunta como essa depende, é claro, do momento em que se encontra o seu escritório de advocacia. Ferramentas automatizadas são mais eficientes, mas escritórios menores podem ter suas necessidades supridas com ferramentas menos sofisticadas.
É importante lembrar, no entanto, que automatizar esse processo (que é conhecido por ser bastante monótono e operacional) abre espaço para que advogados possam focar em atividades mais estratégicas, maximizando a qualidade do trabalho, independentemente do tamanho do escritório.
MaisJurídico é o sistema de acompanhamento de publicações jurídicas mais vantajoso
O MaisJurídico é um software pensado especialmente para agilizar a rotina dos advogados, equipado com dezenas de ferramentas úteis para a rotina de profissionais do Direito.
Dentre elas, o sistema de acompanhamento de publicações jurídicas é uma das mais utilizadas, já que permite o controle e o recebimento de lembretes automáticos. A plataforma também conta com uma solução de agenda inteligente e compartilhável, tornando o acompanhamento muito mais fácil para todos os advogados.
Você quer tornar a rotina de seu escritório mais eficiente? Visite agora o nosso site e comece o seu mês de teste gratuito na plataforma do MaisJurídico.