Os advogados encontram diversos desafios ao lidar com os processos. Não basta ter o conhecimento jurídico sobre cada ação judicial, é preciso manter-se organizado e a par de todas as movimentações!
Por esse motivo, muitos profissionais acabam se frustrando no dia a dia dos escritórios, fazendo com que o trabalho seja prejudicado e os clientes fiquem insatisfeitos.
O problema acontece porque alguns advogados ainda não utilizam a tecnologia a seu favor.
Porém, há uma solução para isso: automatizar e organizar a rotina por meio de um sistema de gestão para advogados.
Neste post, vamos falar sobre as principais dificuldades que os advogados possuem quando não utilizam sistemas de gestão. Acompanhe!
Demora na gestão de processos
A gestão de processos é uma das principais atividades do advogado. Ao gerir um processo, é preciso saber o seu número, andamento, nome das partes, entre outros aspectos importantes.
Quem não tem um sistema de gestão para advogados acaba por fazer isso manualmente e sem muita organização, o que atrasa o controle de cada processo e prejudica o tempo do profissional.
Com um sistema eficiente, o advogado ganha tempo e pode focar outras atribuições. Além disso, quando é preciso saber uma informação rápida sobre o andamento de determinado processo, o profissional poderá buscar a resposta a partir de poucos cliques no sistema.
Dificuldade para controlar os prazos
O prazo é um dos maiores pontos de atenção para qualquer advogado. A perda de um prazo pode acarretar diversos problemas, como o arquivamento do processo e revelia do réu.
Além disso, existe a responsabilidade civil do advogado que perde um prazo importante, o que pode gerar uma infração disciplinar, conforme o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Veja o que diz o dispositivo:
“Art. 34. Constitui infração disciplinar:
[…]
XVI – deixar de cumprir, no prazo estabelecido, determinação emanada do órgão ou de autoridade da Ordem, em matéria da competência desta, depois de regularmente notificado;
[…]”
Caso o advogado não conte com um sistema de gestão, isso poderia facilmente acontecer, já que é muito difícil controlar os prazos quando os processos se acumulam.
Com o sistema, o profissional é notificado quanto aos próximos prazos que deve cumprir, o que faz com que os riscos de prejudicar os clientes ou de cometer uma infração disciplinar sejam muito menores.
Desorganização de documentos e modelos
Quem atua como advogado sabe que a organização é essencial para desempenhar um bom trabalho. No dia a dia do profissional, os documentos dos clientes e dos processos acabam se “empilhando” e isso causa diversas preocupações.
Os modelos dos contratados, petições, recursos e demais peças processuais também são diversos e facilitam a vida do profissional.
Porém, caso o advogado não conte com um sistema que armazene os documentos e os modelos utilizados, de preferência na nuvem, tudo fica uma bagunça, e o trabalho demora muito mais tempo para ser executado.
Relacionamento com clientes prejudicado
As informações processuais são muito importantes para os clientes. Eles querem agilidade e desejam ver que o advogado está sabendo de tudo o que acontece em seus processos.
A partir disso, o profissional que não tem um sistema de gestão acaba demorando mais para repassar as informações aos clientes, negligenciando o atendimento em muitas ocasiões.
Conheça o software do MaisJurídico
O software do MaisJurídico é o sistema de gestão para advogados ideal para os profissionais que buscam automatizar o escritório e se destacar no mercado. Por meio de um software jurídico, é possível controlar processos, monitorar o andamento de cada ação, agendar compromissos, armazenar os documentos na nuvem, entre outros.
Faça um teste gratuito e conheça mais sobre o software do MaisJurídico!