Com o aumento do volume de informações e o avanço da tecnologia, utilizar um software para escritórios de advocacia deixou de ser apenas um luxo e tornou-se uma necessidade.
Existem muitas variáveis a serem consideradas ao procurar pelo melhor software jurídico, seja para um escritório de advocacia, seja para um advogado independente. Neste artigo, daremos algumas dicas importantes sobre como escolher um bom programa para advogados. Continue acompanhando a leitura!
Como funciona um software jurídico?
Um software para advogados tem o objetivo de ajudar profissionais do Direito a organizarem as suas rotinas, automatizando tarefas, lembretes e outras atividades. Programas do tipo têm ajudado escritórios e advogados de todas as partes do mundo a serem mais produtivos e eficientes na prática profissional.
Algumas das funções mais populares em softwares para advogados são o acompanhamento de termos em Diários Oficiais, automação de lembretes na agenda, criação de modelos de contratos, gerenciamento financeiro, armazenamento de documentos em nuvem e mais.
5 dicas para escolher o melhor software jurídico
Cada escritório tem particularidades diferentes e necessidades específicas. Apesar disso, existem algumas questões comuns a todos os profissionais do Direito que desejam utilizar softwares para agilizar a sua rotina de trabalho.
Acompanhe algumas dicas para ajudar na hora de escolher o melhor software jurídico nos tópicos abaixo.
1. Faça uma comparação entre softwares de diferentes empresas
Quando o assunto é software jurídico, funcionalidades, preços e recursos podem mudar completamente de uma empresa para a outra. Faça uma planilha comparativa para entender qual opção do mercado oferece o melhor custo-benefício para garantir uma boa escolha.
2. Identifique o que você quer melhorar no escritório
Seu escritório precisa lidar melhor com prazos? Ou ter um gerenciamento otimizado do pagamento de honorários? Talvez o ponto de melhoria seja a produtividade dos profissionais, ou o acesso remoto a documentos.
A lista é longa. Por isso, entenda quais são as necessidades atuais de seu escritório para escolher o software que mais atenderá às suas expectativas.
3. Verifique aspectos de tecnologia e inovação
Analise atentamente quais são os recursos apresentados por cada ferramenta e como eles podem colaborar para a produtividade de seu escritório. Verifique, por exemplo:
- funcionalidades de controle de prazos;
- automação de alertas para datas importantes;
- métodos de registro de atividades e controle de cronograma;
- automação de pesquisa de termos;
- acesso remoto a documentos;
- ferramentas de gerenciamento financeiro;
- e mais!
4. Avalie o atendimento e o suporte oferecidos pela empresa
O suporte ao cliente também é um aspecto importante dessa decisão. Certamente surgirão dúvidas durante a utilização do software, e o seu escritório precisa saber que conta com uma equipe dedicada a sanar esses questionamentos e oferecer a melhor experiência.
Você pode conferir a opinião de outros clientes por meio de sites como o Reclame Aqui, o Google Meu Negócio ou ainda optar pela opinião de seus parceiros de profissão.
Muitos softwares oferecem um período de teste gratuito. Você pode usar esse recurso em benefício da sua empresa, experimentando o serviço e analisando em primeira mão como funciona o atendimento ao cliente da empresa escolhida.
5. Preste atenção na usabilidade da ferramenta
Imagine ter que ensinar processos complexos sempre que um novo advogado se juntar à sua equipe. É por isso que dizemos que o melhor software jurídico é aquele que você pode utilizar com facilidade. Portanto, se você optar pelo teste gratuito da ferramenta, analise cuidadosamente a usabilidade do serviço.
É claro que toda nova ferramenta tem sua curva de aprendizado, mas uma plataforma focada na experiência do usuário consegue minimizar essa dificuldade e fazer com que seus advogados consigam produzir mais em menos tempo.
Além disso, uma plataforma fácil de usar tem um impacto direto na escalabilidade dos seus processos internos e torna o gerenciamento de atividades muito mais fácil.