Como realizar o controle de prazos jurídicos?

O controle de prazos e tarefas dificilmente está no topo das atividades preferidas de advogados. Apesar disso, esse é um cuidado importantíssimo para garantir o andamento correto dos processos e a satisfação de todos os clientes.

Ainda que essa seja, por vezes, uma atividade operacional e não demande tanto de suas capacidades analíticas, controlar prazos jurídicos com habilidade está entre as principais qualidades de um bom advogado.

Neste artigo, damos algumas orientações sobre como realizar o controle de prazos corretamente e de forma descomplicada, seja você um profissional autônomo ou integrante de um grande escritório de advocacia. Vamos às dicas! 

Qual é a importância de controlar os prazos processuais? 

O acúmulo de documentos é um problema comum para muitos profissionais do Direito, sobretudo os advogados, que têm a responsabilidade de analisar cuidadosamente as informações ali contidas e organizá-las. 

Mais do que apenas informações sem contexto, os dados contidos nesses documentos podem ajudar a decidir um caso e, por isso, o cuidado com a organização deve ser sempre uma prioridade. 

Uma das informações mais importantes desses documentos são os prazos estipulados. Desrespeitar as datas acordadas pode causar prejuízos para ambas as partes envolvidas, comprometendo o caso do seu cliente e manchando a reputação profissional do advogado responsável. 

Como realizar o controle de prazos de forma eficiente? 

Criar um sistema de controle de prazos requer muito planejamento e trabalho duro, mas com algumas dessas dicas, todo o processo pode ser mais simples. Veja só: 


Mensure as necessidades de seu escritório

Entenda quais são os tipos de processos que geram mais atrasos, quais clientes apresentam a maior demanda e até mesmo quais são as oportunidades de crescimento que o seu negócio pode estar perdendo.

Tudo isso é importante para determinar qual tipo de solução é mais adequada ao seu negócio. 

Foque na automação

Engana-se quem acredita que apenas escritórios de grande porte precisam de soluções automatizadas. A verdade é que a tecnologia pode ajudar em diversos aspectos da rotina de advogados, até mesmo aqueles que praticam a Advocacia por conta própria. 

Ferramentas de automação de controle de prazos podem ajudar a diminuir o investimento de tempo em tarefas excessivamente operacionais, ajudando os profissionais a focar no que realmente importa para o negócio. 

Procure soluções integradas

O controle de prazos só pode ser feito de forma efetiva se houver uma integração entre as soluções de controle. Por exemplo: uma agenda virtual precisa, com lembretes e prazos, poder ser acessada facilmente em diferentes dispositivos, a fim de criar uma experiência mais fluida e eficiente.

Quando o assunto é realizar o controle eficiente de prazos, confiar apenas na agenda de papel não é mais suficiente. 

Quais são as vantagens de ter um sistema que gerencia os prazos processuais?

Contar com um sistema para escritório de advocacia (software jurídico) para realizar o controle de prazos tem sido uma solução muito popular entre escritórios de advocacia. Isso porque ferramentas como essa automatizam lembretes, oferecem acesso à nuvem e muitos outros recursos de organização de agenda. 

O MaisJurídico é um desses softwares. No mercado há mais de 20 anos, nós temos a experiência necessária para ajudar você a se tornar um advogado melhor e mais eficiente por meio da tecnologia. Visite nosso site e confira nossos planos!

Saiba mais sobre: Sistema para setor jurídico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *