Como fazer controle de prazo processual


Aprender a controlar prazos processuais é uma das habilidades mais importantes para profissionais que desejam crescer na carreira da advocacia. Perder um prazo importante pode significar um grande prejuízo para seu cliente, diminuindo as chances de sucesso de uma ação e minando a reputação de seu escritório como um todo. 

Recentemente, o Código Processual Civil (CPC) mudou a contagem de prazos, estabelecendo como padrão os dias úteis. Esse é um bom exemplo de como a advocacia é um segmento dinâmico e em constante evolução, demandando de seus profissionais um bom grau de adaptabilidade e atenção aos detalhes. 

Se você quer saber mais sobre o controle de prazo processual e como fazê-lo de forma correta, temos algumas dicas para compartilhar com você. Continue acompanhando este artigo!

Como você pode perceber, ter um com controle de prazos processuais é um dos principais indicadores de qualidade no serviço de um advogado. Apesar disso, reconhecemos o quão difícil pode ser fazer esse controle, principalmente se o profissional não fizer o uso de ferramentas adequadas.

Veja abaixo algumas dicas sobre como evitar atrasos em processos e melhorar as chances de êxito de seus clientes.

Avalie as demandas de seu escritório

É comum, principalmente no início das atividades de um escritório de advocacia, que o controle de prazos seja realizado exclusivamente por meio de planilhas.

A partir de certo ponto, no entanto, planilhas deixam a desejar no quesito centralização de informações e controle de prazos. Isso acontece porque elas não são soluções escaláveis e, com o aumento de demanda, tornam mais difícil a visualização de todos os prazos. 

Avalie com cuidado as demandas de seu escritório para entender se é o momento de trocar as planilhas pelas ferramentas automatizadas

Tenha um bom controle de agenda

Os advogados têm uma rotina bastante corrida, por isso o controle de prazos passa também pela agenda de cada profissional. Dessa maneira, todos os integrantes do escritório podem visualizar de forma fácil quais são as tarefas de seu dia, tornando mais difícil que prazos sejam perdidos. 

Invista em automação

À medida que seu escritório aumenta a carteira de clientes, continuar realizando o controle de prazo processual de maneira manual pode abrir margem para muitos erros. É por isso que contar com uma ferramenta de automação, como um software jurídico, por exemplo, é a chave para se ter mais produtividade.

O MaisJurídico é uma dessas ferramentas. Nosso programa para advogados tem diversos recursos para tornar a sua rotina de acompanhamento de prazos muito mais simples

Além de oferecer uma plataforma exclusiva para controle de processos, o MaisJurídico também permite a organização da agenda, criação de alertas de e-mail e SMS, extração de relatórios detalhados e armazenamento em nuvem, que permite o acesso de clientes e membros da equipe de qualquer lugar. 
Revolucione o controle de prazos processuais do seu escritório e deixe as planilhas no passado. Comece a utilizar nossa ferramenta gratuitamente por um ano. Visite nosso site e crie sua conta agora!

Conheça: sistema de gestão de escritório de advocacia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *