Descubra como fazer um relatório processual eficiente

Se você é um advogado independente ou parte de um grande escritório de advocacia, sabe que o relatório processual é um dos elementos mais importantes para qualquer cliente. 

Esses relatórios têm o intuito de orientar as empresas, ou os clientes físicos, sobre algumas das possibilidades e desdobramentos de seus casos jurídicos. As informações devem estar dispostas de forma otimizada, sendo explicadas com clareza. Essa é a única maneira de diminuir as chances de que seu cliente possa ser prejudicado por alguma falta de informação. 

Se você deseja saber como criar um bom relatório processual, continue acompanhando este artigo. Durante os próximos tópicos, daremos dicas sobre o assunto, além de mostrar modelos de relatórios. Confira!
O relatório processual, ou relatório jurídico, é um documento que contém um parecer técnico realizado pelo advogado ou pelo consultor jurídico especializado no assunto. 

Um relatório como esse tem, em sua natureza, um caráter opinativo e informacional, baseado sempre na análise de dados referentes ao processo, é claro. Um relatório jurídico pode ser solicitado por um cliente a qualquer momento e pode abranger temáticas pontuais para a empresa ou fazer parte de um estudo mais aprofundado. 

Relatórios processuais são excelentes ferramentas de tomada de decisão e previsão de riscos quando redigidos corretamente. Entenda como fazer isso no próximo tópico. 

Como fazer um relatório processual?

Ainda que o conteúdo de um relatório como esse possa variar de cliente para cliente, o documento apresenta uma estrutura relativamente fixa. Veja agora alguns tópicos presentes na maioria dos relatórios processuais. 

Título: contém o assunto a ser analisado; 
Endereçamento: contém o local para o qual o documento está sendo enviado; 
Ementa: a ementa resume os principais tópicos abordados no relatório;
Relatório: desenvolvimento dos tópicos por parte dos analistas jurídicos. Todas as informações contidas aqui devem ser verídicas e relevantes;
Fundamentação: nesse trecho, os profissionais responsáveis pela análise devem elaborar as teses que servirão como base para a conclusão;
Conclusão: a conclusão serve para resumir e expor todos os principais pontos trabalhados no relatório. Também é nessa seção que profissionais do Direito podem deixar recomendações a serem acatadas pelo cliente.

Um relatório também pode contar com números para ilustrar as chances de êxito de determinado processo. Um relatório processual é um documento especialmente útil para empresas que são auditadas com frequência.

O formato do relatório também pode variar de acordo com a quantidade de processos de cada cliente, entenda melhor sobre modelos de relatórios jurídicos no próximo tópico.

Modelos de relatórios processuais

Veja só alguns modelos de relatórios processuais: 

Em Word

Esse é um tipo de modelo interessante para clientes que têm apenas um processo em andamento. 



Em Excel

Relatórios em Excel são recomendados para clientes com mais de um processo. Nesse caso, você pode preencher o relatório em uma planilha para melhor observação dos resultados. 



Em PowerPoint

Esse também é um modelo que pode ser usado quando o cliente possui diversos processos em andamento. A disposição de informações em modelos no PowerPoint pode ser mais dinâmica e interessante para o cliente.



Quer fazer relatórios processuais com mais facilidade? O MaisJurídico pode ajudar

Leia agora o manual do MaisJurídico sobre relatório processual e entenda todas as vantagens de se contar com um software para advogados durante o todo o processo. 

Experimente nosso período de teste gratuito e comece a agilizar a sua rotina e a rotina de seu escritório de advocacia. Visite nosso site para criar sua conta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *