7 dicas para gestão de um escritório de advocacia

Desafio é o que não falta na rotina de gestão de um escritório de advocacia. Principalmente para quem está começando, é normal que essa pareça uma tarefa muito complexa, afinal, não é algo que se aprende na faculdade de Direito. Por outro lado, uma gestão eficiente pode ajudar um escritório a se destacar entre os concorrentes, trazendo melhores resultados e, também, melhor clima organizacional.

Por isso, neste post, vamos listar 7 dicas para que qualquer advogado consiga fazer a gestão de um escritório de advocacia com mais facilidade. Confira abaixo!

1. Defina sua especialidade

É fundamental escolher a especialidade de seu escritório logo de início, assim, é possível focar um tipo de serviço e garantir que ele será feito com qualidade. Você pode comunicar que trabalha com Direito Civil, Criminal, Trabalhista ou Tributário, por exemplo. Junto a isso, planeje também todas suas metas e orçamento disponível.

2. Atente-se à gestão financeira

É essencial que você tenha controle sobre suas finanças, incluindo caixas, pagamentos, contas e entradas. Para isso, invista em softwares jurídicos e planilhas que ajudem no aprimoramento desse fluxo de caixa. E lembre-se: nunca misture finanças pessoais com as do seu negócio! Essa separação torna o controle financeiro de seu escritório muito mais fácil.

3. Precifique de maneira correta

Não saber precificar seus serviços de maneira correta pode levar o negócio à falência. A dica principal é: sempre considere os custos diretos e indiretos, além do tempo gasto para cumprir as tarefas de determinado serviço. Também vale a pena fazer pesquisas com outros escritórios. 

4. Invista em um contador

Mesmo que você esteja começando e a grana seja curta, acredite: vale a pena investir em um contador. Enquanto um profissional especializado se encarrega de controlar as contas do seu negócio, você corre menos riscos de cometer erros e ganha tempo para aplicar no relacionamento com clientes.

5. Gerencie seus processos

Gerenciar todos os processos do seu escritório é fundamental. Com isso, você consegue identificar aqueles que são repetitivos e que podem, portanto, ser automatizados, trazendo mais produtividade para o negócio. Softwares jurídicos são grandes parceiros nesse controle de atividades.

6. Tenha um bom relacionamento com clientes

Investir em um bom relacionamento com clientes é a chave para que seu escritório ganhe confiança e cresça cada vez mais, alcançando novos públicos. Mantenha sempre a transparência deixando claras as expectativas, obrigações e formas de trabalho, para que nenhum dos lados saia prejudicado. Dependendo do tamanho de seu escritório, avalie o investimento em uma área de atendimento que sirva como ponte entre seu público e os advogados disponíveis.

7. Invista no marketing jurídico

O marketing jurídico é fundamental para que seu negócio ganhe destaque no mercado e atraia cada vez mais clientes. Desde que as regras estipuladas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para a publicidade de escritórios de advocacia sejam seguidas, você pode – e deve – investir em estratégias de marketing para seu negócio.
Quer conhecer outras dicas como essas que garantam o crescimento do seu negócio? Confira outros posts no blog do MaisJurídico, o software jurídico mais completo existente hoje no mercado. Acesse!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *