O acompanhamento processual faz parte da rotina de todos os advogados. Por meio dele, é possível verificar as novas movimentações de uma ação judicial, os prazos para manifestação, decisões do juiz, atividades realizadas pelo cartório e outros andamentos processuais.
Quando um escritório de advocacia ou mesmo um advogado autônomo começa a conquistar mais clientes, o número de processos vai acumulando. Isso faz com que o acompanhamento processual se torne mais demorado e, em muitos casos, pouco eficiente.
Saiba, neste post, como você pode deixar o acompanhamento processual das suas ações mais eficiente!
Como tornar o acompanhamento processual mais eficiente
A automatização das atividades processuais torna todas as atividades realizadas nos escritórios de advocacia mais eficientes. É preciso encontrar um meio de utilizar a tecnologia em favor da atividade jurídica, para que ela deixe de ser manual e demorada e passe a ser ágil e dinâmica.
Nos próximos tópicos, explicaremos como fazer isso!
Método manual ou software jurídico?
Existem duas formas de fazer o acompanhamento processual. A primeira é a forma manual, usualmente feita por advogados em começo de carreira e estudantes.
O problema é que, ao fazer esse tipo de trabalho manualmente, as chances de se cometer algum erro são maiores, e a comunicação com os outros advogados da causa fica prejudicada.
Além disso, a produtividade fica reduzida, e o atendimento aos clientes que entram em contato para saber o andamento de seus processos acaba ficando mais lenta.
A segunda forma consiste na utilização de um software jurídico, com o qual é possível automatizar o acompanhamento processual e resolver todos os problemas do acompanhamento manual mencionados anteriormente.
Utilize um software jurídico
Os profissionais da advocacia que optam por utilizar um software jurídico para o acompanhamento processual conseguem auferir diversas vantagens.
Podemos citar, por exemplo, a maior segurança no acompanhamento. Quando é feito de forma automatizada, é quase impossível haver algum erro ou passar alguma movimentação despercebida.
Além disso, um software que faz tudo automaticamente permite que o escritório não gaste seus recursos humanos apenas com essa atividade, podendo alocar seus colaboradores em atividades mais estratégicas.
Por fim, o atendimento aos clientes que telefonam ou vão ao escritório, a fim de saber o andamento do processo, é muito mais simples. Com poucos cliques, o advogado encontra o processo no software e avalia exatamente em que etapa está.
Vantagens do MaisJurídico para acompanhamento processual
O software do MaisJurídico permite que o advogado organize os processos e emita relatórios de forma rápida e totalmente automatizada, sem que seja preciso passar longas horas analisando o andamento de cada processo. Basta acessar o sistema e, com poucos cliques, verificar quais movimentações devem ser realizadas, quais são as audiências do dia e muito mais!
A interface do software é muito intuitiva e fácil de usar, desde o começo. Isso facilita o aproveitamento de outra vantagem do MaisJurídico: o acesso compartilhado, por meio do qual toda a sua equipe e até os seus clientes possam acessar as informações dos processos pelo celular, tablet ou computador.
Continue no site do MaisJurídico e saiba mais sobre o nosso software jurídico!