Como controlar prazos processuais do escritório de advocacia?

Um desafio que tem se mostrado cada vez maior nos escritórios de advocacia é o controle de prazos e processos. Dar conta das atividades e da gestão do escritório, como atendimentos, idas ao Fórum e reuniões, e ainda cumprir prazos é bastante difícil.

A busca por maneiras de otimizar o tempo no escritório deve passar pelo controle de prazos processuais, usualmente realizado por meio de um software jurídico. Isso é essencial para profissionalizar a advocacia, além de poupar tempo e esforços com atividades desnecessárias.

Veja abaixo como controlar prazos processuais!

Para que servem os prazos processuais?

Os prazos processuais servem para proteger o processo e suas partes, garantindo que ele siga adiante e chegue ao fim. Por isso, não só as partes têm prazos para agir, como, algumas vezes, também os magistrados e auxiliares, embora no caso desses últimos funcione como uma indicação. Assim, é importante que os prazos sejam respeitados com o máximo de organização.

Como fazer controle de prazos processuais?

Há três estratégias básicas para quem precisa saber como controlar prazos processuais:

1. Saiba utilizar a tecnologia

Saber usar a tecnologia é essencial para controlar prazos processuais. Por meio de um software jurídico, é possível:

  • cadastrar processos de forma automática;
  • localizar os processos de forma rápida;
  • poupar trabalho: não é preciso que alguém faça o acompanhamento processual colando e copiando o andamento dos sites dos Tribunais;
  • receber atualizações de processos da forma que escolher (por e-mail, lembrete, SMS);
  • aumentar a produtividade.

2. Tenha controle dos processos sem estresse

Uma das situações mais chatas em qualquer empresa é a cobrança de prazos. Na advocacia, quando se trata de como controlar prazos processuais, é mais difícil, já que não é possível correr o risco de atrasar um processo pela falta de entrega de um colaborador.

No entanto, com a utilização de um software jurídico, é possível controlar os prazos sem precisar ficar cobrando a equipe. O software pode restringir informações para alguns perfis de usuário e também delegar tarefas de maneira fácil e rápida. Assim, você poderá ter acesso a informações e ainda checar o andamento dos prazos.

3. Simplifique as atividades repetitivas

É importante identificar certas rotinas relacionadas a diferentes tipos de processo que costumam seguir mais ou menos o mesmo passo a passo e, depois disso, tentar definir esse passo a passo como um modelo a ser seguido nas próximas vezes.

O uso de um software pode incorporar e automatizar essa rotina replicando e reutilizando o modelo. Isso é importante porque, além de facilitar na delegação de tarefas e poupar tempo da equipe, ainda pode auxiliar na busca por jurisprudência, na criação de estratégias e no atendimento ao cliente.

Software jurídico: conheça o MaisJurídico

O MaisJurídico oferece o software jurídico mais completo e intuitivo para quem busca soluções de como controlar prazos processuais.

O software do MaisJurídico permite controlar processos, monitorar nomes e OABs, organizar a agenda, monitorar o andamento de processos, emitir boletos, extrair relatórios, criar um site e e-mails com seu domínio, salvar documentos na nuvem, criar modelos de diferentes tipos de texto, entre outras coisas.

Entre no site e confira o período de teste, que disponibiliza 1 ano gratuito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *