Fazer acompanhamento processual manualmente ou por software jurídico?

O acompanhamento processual é uma das tarefas mais importantes do dia a dia dos advogados. Para fazer esse acompanhamento e saber o andamento de cada processo, o profissional tem duas opções: fazer o rastreamento de forma manual ou a automatizada.

A manual é feita no site dos Tribunais, demanda mais tempo, uma equipe maior e é sujeita a erros. Já a automatizada é executada com a ajuda de um software jurídico, é mais rápida e diminui a chance de falhas humanas. 

Como achar processo pelo CPF?

A consulta de um processo pelo CPF pode ser feita por meio do site do Tribunal ao qual o processo está vinculado. Todos os Tribunais permitem que a consulta pelo documento da parte seja feita no campo de pesquisa, o que facilita o acesso ao andamento do processo.

Para exemplificar, vejamos o exemplo de um processo de 1° grau que tramita no estado de São Paulo. Veja o passo a passo da consulta pelo CPF:

  • Acesse o site do Tribunal de Justiça de São Paulo;
  • Clique em “Consulta de Processos do 1º Grau”;
  • Selecione a opção “Documento da parte”;
  • Digite o CPF de uma das partes;
  • Escolha o foro do processo;
  • Faça a verificação do Captcha;
  • Clique em “Consultar”.

Uma lista de processos vai aparecer na próxima página, e você poderá escolher a opção que satisfaz a sua pesquisa. Quando você abrir o processo, poderá também ver o número, o nome das partes, o nome e a OAB dos advogados e, se for o caso, o número da carta precatória na origem, o número do documento na delegacia e a Certidão de Dívida Ativa (CDA).

Como verificar o andamento de um processo?

Para verificar o andamento do processo, você pode fazer o mesmo tipo de consulta citada no tópico anterior. Basta entrar no site do tribunal de origem do processo e encontrar a opção de consulta processual. Aqui, é válido lembrar que a consulta pode ser feita diretamente pelo número do processo, pelo RG de uma das partes e até mesmo pelo número da OAB do advogado.

Ao fazer a consulta processual, será possível identificar em qual etapa o processo se encontra, esteja ele em fase de instrução, recurso, pendente da entrega de documentos, aguardando prazo do autor ou do réu, esperando sentença ou em outra etapa.

Com esse método, você vai precisar consultar um processo de cada vez, o que torna o procedimento mais demorado e menos preciso, uma vez que erros humanos podem ser cometidos a qualquer momento. Além disso, em um escritório de médio ou grande porte, será preciso manter um ou mais funcionários fazendo apenas essa função durante grande parte do dia.

Desse modo, o mais recomendável é procurar um software jurídico que automatize o controle de andamentos do processo. Assim, o escritório pode utilizar a mão de obra disponível para tomar conta de detalhes mais estratégicos dos processos, atendimento ao cliente, produção de peças processuais e demais tarefas de rotina de escritórios de advocacia.

Por fim, como escolher o software jurídico para acompanhamento processual?

Para escolher um bom software jurídico, verifique se ele facilita e automatiza o acompanhamento processual. O software do MaisJurídico organiza os processos e faz com que a gestão de todas as fases do processo possa ser realizada em uma ferramenta central de controle.

Além do acompanhamento processual, o software também conta com o monitoramento dos processos nos Tribunais, envia notificações de andamentos automaticamente, monitora nomes e OABs no Diário Oficial e conta com muitas outras funcionalidades.

Se você quiser saber na prática como o software do Mais Jurídico funciona, faça o teste por 1 ano gratuitamente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *