“Futuro Superconectado” irá moldar o futuro da advocacia: descubra as principais tendências desde armazenamento na nuvem ao metaverso
A nova era da tecnologia inclui o conceito de “Futuro Superconectado”, em que a transformação digital será ainda mais profunda do que já conhecemos. Uma mudança ainda mais significante pode ser observada no ambiente de trabalho, onde o profissional e as empresas precisarão se atualizar para não perder a “corrida” contra a tecnologia. Na área do Direito, essa realidade também não está distante.
A pesquisa “Technology Vision 2022”, feita pela Accenture, mostrou que 98% dos executivos entrevistados acreditam que os avanços da tecnologia se tornam cada vez mais confiáveis para pensar e executar estratégias de longo prazo.
Para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas, a necessidade de soluções tecnológicas aliadas ao dia de trabalho vai além dos softwares jurídicos. Diversos aplicativos para advogados, tecnologias de IA e Big Data estão sendo cada vez mais implementados nessa nova lógica. As novas tecnologias vêm como suporte para ajudar a melhorar a comunicação, organização de trabalho e automatização das tarefas.
Pensando no mercado de tecnologia para advogados, confira algumas tendências para o próximo ano:
1. Tudo na nuvem
A prática de armazenar documentos, arquivos e gerenciar dados na nuvem, também conhecida como “cloud storage”, fica cada vez mais comum e é uma tendência para os próximos anos. Uma pesquisa da Gartner projeta que a computação em nuvem deve ser usada por cerca de 50% das empresas até 2027.
O crescimento da prática traz facilidade para a rotina de profissionais, que conseguem acessar qualquer documento em servidores remotos a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet.
A principal ideia é fornecer ao usuário uma alternativa ao armazenamento local (Pen-drives e disco rígidos). Além da facilidade em ter arquivos salvos de maneira praticamente simultânea. Muitos serviços oferecem backup automático, permitindo que os usuários restaurem seus dados em caso de perda ou falha.
É uma solução eficaz e prática para armazenar, gerenciar e acessar dados de maneira flexível e segura pela internet.
2. Metaverso e resoluções online
O Metaverso começou a ser o centro das atenções em 2021, após a Meta – empresa dona do Facebook – anunciar que teria como principal objetivo construir um metaverso. Anos depois, as resoluções de Mark Zuckerberg ainda não se concretizaram, mas a expectativa para os próximos anos é de avanços nessa área.
Em entrevista ao Poder 360, o professor Ildeberto Rodello da FEA (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade) da USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto (SP) afirmou que “os brasileiros têm uma abertura grande com novidades tecnológicas”, confirmando as previsões de especialistas sobre o futuro próspero do Metaverso no país.
Mas o que é Metaverso? Metaverso é basicamente um mundo virtual e expansivo composto por ambientes digitais. Nele, os usuários conseguem interagir, socializar e colaborar entre si, uma experiência muito semelhante ao mundo físico.
O conceito é conhecido como o “próximo passo da Internet”. A ideia é que o espaço virtual seja criado por meio de tecnologias como realidade virtual e realidade aumentada.
Trazendo a tecnologia do Metaverso para advogados, a revolução no mundo digital tem o potencial de transformar radicalmente o mundo jurídico. Isso porque algumas atividades podem migrar para o ambiente totalmente virtual:
→ Reuniões: o Metaverso possibilita que advogados, clientes e colaboradores consigam se reunir em ambientes virtuais imersivos.
→ Segurança e Privacidade: a transformação do Metaverso passa principalmente pela segurança do ambiente virtual. Com mais dados circulando, será extremamente importante investir em segurança cibernética para ficar em conformidade com as regulações.
→ Realidade virtual em julgamentos: no começo de 2023, um tribunal colombiano realizou o seu primeiro julgamento legal no Metaverso. Na ocasião, todas as partes envolvidas, os advogados e a juíza María Quiñones, apareceram como avatares em um tribunal virtual. Essa foi a primeira experiência de um vasto caminho que o Metaverso tem a percorrer.
3. Atendimento personalizado e UX
User Experience (UX), ou em tradução literal “Experiência do Usuário”, é um conceito fundamental que trata sobre práticas que melhorem a experiência das pessoas em plataformas online (site, aplicativo ou produto digital). Com uma boa estratégia de UX, os usuários conseguem ter uma experiência positiva ao usar o sistema digital.
Na advocacia isso não é diferente. Para o escritório de advocacia ter uma boa pegada digital envolve: facilidade no acesso a informações, navegações intuitivas e transparência. A UX pode influenciar diretamente a percepção do cliente sobre a qualidade do serviço jurídico.
E o software jurídico para que serve?
O software jurídico é uma alavanca e o primeiro passo para todas essas mudanças projetadas para o futuro de um escritório jurídico.
Softwares jurídicos oferecem ferramentas avançadas para gerenciamento de casos, automatização de tarefas, acesso rápido a documentos, ajuda na elaboração de relatórios, automatiza boa parte das funções de um escritório de advocacia, simplifica atividades, entre outras funcionalidades.