Por que utilizar um software para escritório de advocacia?

Por que utilizar um software para escritório de advocacia?

Softwares para escritório de advocacia não são exatamente uma novidade para profissionais do Direito. Eles já estão no mercado há alguns anos, prometendo trazer mais agilidade e precisão na rotina de escritórios de advocacia.

Apesar da consolidação dessa tecnologia, ainda é muito difícil para alguns advogados saberem o momento certo de optar por modernizar sua prática e adotar os softwares jurídicos como ferramenta de trabalho. 

Para ajudar com essa tarefa, elencamos alguns dos principais sinais de que seu escritório está sofrendo com a falta de modernização. Esperamos que a leitura possa ser esclarecedora e produtiva!

5 sinais de que seu escritório precisa de um software jurídico

É seguro dizer que bons profissionais estão sempre procurando aperfeiçoar o seu trabalho. Mas, dentro da agitada rotina de um escritório de advocacia, pode ser difícil enxergar os sinais de que uma melhora é necessária. 

Veja, a seguir, alguns dos mais importantes indícios para a modernização da prática jurídica.

1. Fluxo de caixa instável

O controle financeiro não é um requisito para ser um bom advogado, mas certamente é essencial para se ter um escritório de advocacia lucrativo. Então, se o seu escritório tem meses muito bons, meses muito ruins e ainda sofre com a instabilidade do fluxo de caixa, esse é um sinal de que o aspecto financeiro do seu negócio precisa ser analisado com maior cautela. 

Um software jurídico será responsável por mostrar de forma compreensível todas as contas pendentes, os valores a serem recebidos ou reembolsados. Além disso, você também terá acesso a relatórios de fluxo anual e poderá entender melhor como se comporta o seu escritório. 

2. Dificuldade em encontrar informações dos processos e do Diário Oficial

Encontrar informações de processos no Diário Oficial é um tanto trabalhoso, mas também é parte essencial da prática de advocacia. Muitos softwares para advogados têm funcionalidades dedicadas apenas a essa função, entregando todas as informações por e-mail. 

O MaisJurídico, por exemplo, monitora nomes, OABs ou palavras-chave em mais de 200 diários da justiça em todo Brasil.

3. Você percebe que está desorganizado

Perda de documentos, acúmulo de papéis e desordem no espaço de trabalho são sinais de que a organização do seu escritório está deixando a desejar. Além de passar uma péssima imagem para potenciais clientes, essa situação também atrapalha a sua performance como advogado. 

Sendo assim, um software para escritório de advocacia serve como um centralizador de informações importantes, facilitando a consulta de dados e diminuindo as chances de que documentos sejam perdidos.

4. Aumento da carteira de clientes

O aumento repentino da carteira de clientes é uma boa notícia, mas pode gerar um verdadeiro caos em um escritório de advocacia, sobretudo se você não tiver a estrutura correta para atendê-los. 

O software para advogados, mais uma vez, proporcionará mais agilidade nos processos. Isso contribui para a fidelização dos novos clientes e ajuda na prospecção de outros.

5. Perde prazos constantemente

Perder prazos implica um prejuízo muito maior do que o financeiro, isso pode causar implicações legais de danos aos clientes, além de manchar profundamente a reputação de seu escritório. 

Sendo assim, softwares podem ajudar a organizar a rotina de trabalho e tornar todo o processo mais claro, evitando esquecimentos. O MaisJurídico tem a sua própria agenda, que comporta prazos e datas importantes, tornando mais fácil o acompanhamento de processos e outros compromissos.

Como escolher um software jurídico?

Hoje, existe uma infinidade de softwares para advogados no mercado. No entanto, a única maneira de realmente saber qual melhor se adapta às suas necessidades é testando a ferramenta.
É por isso que o MaisJurídico oferece o teste gratuito por um ano, com todas as principais funcionalidades da ferramenta. Visite nosso site e conheça nossos planos.

Conheça: sistema de gestão de escritório de advocacia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *